quinta-feira, 30 de novembro de 2006

A moda voltou...mas algo mudou

Pois não sei se já reparam, mas a moda dos skates voltou. É verdade sim senhor, eles estão de volta...oh se estão. A moda de andar em cima de uma tábua com 4 rodas está aí outra vez, mas destas vez com contornos um pouco mais assustadores. Ora bem, antigamente a ideia de andar em cima de skates era algo desafiador, fora-da-lei, era controverso e sacava miúdas, andavámos com as mãos cheias de fita cola, calças de ganga rasgadas até ao osso e sujas que faziam lembrar um pano de um mecânico qualquer... pois era... nós éramos reis e senhores nas nossas tábuas da Powell Peralta e da Santa Cruz, as conversas que tinhamos era sobre trecos e rolamentos e os filmes que víamos eram os Malucos do Skate, a Grande descida ou um qualquer filme que envolvesse um grupo de skaters grunhos, um grupo de skaters bons-da-fita e um leque assinalável de miúdas giras, alcool e manobras de cortar a respiração.
Pois bem as coisas mudaram um pouco e todo aquele fascínio que tinha quando era mais petiz acabou por se esfumar, e as razões são simples. Primeiro que tudo, reparem que a aproximação ao regresso dos skates foi feita à uns anos curtos atrás com o aparecimento de uns ténis com rodinhas que permitia aos miúdos deslizar, geralmente em superficies conhecidas como centros comerciais, isto começava a querer dizer que a moda ia voltar mas ligeiramente diferente.
Depois vejam também os miúdos que praticam, ou melhor, se metem em cima de um skate agora!! São todos arranjadinhos, camisinhas, ui ui ui ai ai ai... e os cabelos??!!!! Chiça!!! Aqui à dias ia muito bem a passear na rua quando oiço um som que me era muito familiar... ktank planc ktlan!!!!! dei um murro, uma cabeçada e uma dupla patada em quem estava no meu caminho e gritei "ooohhhhh é um ollie!!! alguém fez um ollie!!!", pois era!! Era o barulho da tão saudosa manobra "OLLIE", que consistia em lavantar as 4 rodas do skate, com o poder de impulsão das nossas pernas, que se flectiam numa simbiose perfeita.
Mas qual não é o meu espanto quando vejo que em cima do skate, não se encontrava ninguém com calças sujas, rasgadas, fita nos dedos, nem muito menos cabelos oleosos e ar de selvagem, estava apenas um miudo, qualquer coisa como metro e meio de altura, camisa aos quadrados, sapatos de vela e pin dos morangos com açucar na camisa, o cabelo parecia que tinha tido um desastre contra uma lata de laca... eu só me virei e disse “Miúdo!!! Sabes fazer o tic tac??” “Não”
“Então sai-me daqui antes que te faça o Tic, e tenhas que ir fazer o Tac ao hospital!!”

1 comentário:

Anónimo disse...

grandes tempos sim senhor eram, mas a juventude de hoje nao é a dos tempos do meus tios ke me ensinaram andar sobre a famosa tabua kom 4rodas SKATE presisamente uma tabua S.Cruz ... amigo axo ke o nosso tempo ja foi ja nem ligo pos putos deixa-os andar os tempos mudam...ah na altura as minhas calças favoritas eram da benaton fodi-as todas eheeh