sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Casar os anos

Em primeiro lugar, permitam-me que deseje aos nossos leitores e amigos um 2008 do caraças!

Em segundo lugar quero congratular-me por neste início de ano só ter ouvido a obnóxia expressão "é pá, já não te via há um ano!". O que isso me irrita...

Em terceiro (e espero que isto dos lugares acabe depressa, que até a mim já começa a meter nojo) já estou farto que me perguntem "então, esse ano?" ou "entraste com os dois pés?" ou "essas entradas foram boas?".

Agora (finalmente!) vamos ao post.

Periodicamente a minha mente leva-me a lugares e situações que me deixam profundamente intrigado. O que me assola neste momento é a expressão de "casar os anos". Ao que parece, diz-se que uma pessoa "casa os anos" quando nasceu no dia 25 e, nesse ano, celebra 25 primaveras (ou outra qualquer estação do ano).
Ok, por mim tudo bem. Há quem ligue muito e ache bastante piada às capicuas, porque não vibrar também com o "matrimónio dos aniversários"? A minha questão é: não se estará a dar, digamos, demasiada importância ou ênfase a isso? Ainda por cima quando o acontecimento é algo injusto. Senão vejamos:

- Se alguém nasceu entre os dias 1 e, vamos lá, 10 o enlace dos anos passa e nem dão conta. Quanto muito ouvem as tias ou as avós a gritarem isso com aquelas vozes esganiçadas enquanto espremem um ponto negro imaginário de uma das bochechas do aniversariante.
- Entre os 11 e os 20 isso só terá importância se implicar um acréscimo nos presentes ou uma atençãozinha extra das colegas de escola, o que, convenhamos, não acontece.
- Entre os 20 e os 31 continua a não interessar para nada. Ninguém paga um copo extra só porque se "casa os anos", o sexo de parabéns não contemplará esta ou aquela fantasia só porque se fazem 28 anos no dia 28 ou o chefe não nos dá o dia de folga por ser esse dia tão especial.
A partir dos 31 anos (estou a imaginar, para aí, os 50 e tal, 60 anos) que é quando uma pessoa precisa de algum alento para superar as crises de meia idade, a disfunção eréctil (se bem que "agora já pode ter tempo para o romance", graças aos laboratórios Lilly Icós - sei isto porque vejo muita SportTV), o colesterol e as artrites reumatóides é que já não dá para se "casar os anos". É cruel!

Posto isto, é minha clara convicção que isto do "casar os anos" está sobrevalorizado.

3 comentários:

Unknown disse...

claro k esta sobrevalorizado!! mas eh engraçado! nessa perspectiva também o dia d anos nao interessa para nada pois nao passa de uma data simbólica.. pois nós temos um calendário k nao deve ser muito "certo" ja k de quatro em quatro anos temos menos um dia...

Anónimo disse...

nem que queiras, nao consegues casar os anos para alem dos 31... ainda nao inventaram meses com mais do que isso...

http://larita-caramela.blogspot.pt/ disse...

Imagina esta, que foi o meu caso: fazer 13 anos, no dia 13, sexta-feira, com um bolo, números 13 e 13 velas. LOOL!!!!