segunda-feira, 11 de junho de 2007

Lá se foi o meu combinado CP-Carris



Quando me dizem: “Trepas, tu até és um gajo inteligente!”, desconfio logo. Ou a pessoa não me conhece, ou vai pedir-me qualquer coisa, ou então já estou a falar sozinho.
Mais uma vez ficou provado que eu não passo da personificação de tudo o que é parvo neste mundo. Caso contrário não teria deitado fora TRINTA EUROS.
Como sou um gajo ecológico, faço separação do lixo, utilizo lâmpadas de baixo consumo e também ando de transportes. Para tal, compro sempre o passe.
Este mês e após alguns dias decorridos desde a aquisição da dita vinheta, tenho um encontro interessante com o fiscal da CP, também conhecido como “pica”.
Ao ver o dito agente fiscalizador a dirigir-se directamente a mim, pensei cá com os meus botões: “espera lá que já te lixo, tenho aqui o passe em dia e vou mostrar-to com um pequeno sorriso como quem diz: “Toma lá e vai buscar, porque eu tenho o passe!””. Até este momento tudo corria bem. Com o meu ar de superioridade mostrei o passe. É aí que acontece a coisa mais estranha, o “pica” com o seu “picador”, bate na minha carteira e segue caminho. Fiquei sem perceber aquele gesto, mas enfim, cada um tem a sua pancada. Passado uns segundos ele volta a trás e diz-me: “Essa vinheta é de Maio e já estamos em Junho!”. Mas eu tinha comprado o raio da senha!
Engoli em seco, mas lembrei-me: “Espera lá que eu quando comprei o passe pedi o recibo. Então vou continuar a comandar a situação e mostrar que o que aconteceu na realidade foi que eu perdi a vinheta.” Como sou um tipo arrumado, ainda tinha o recibo na carteira e com toda a confiança mostrei-o ao fiscal.
“Olhe que número que consta no recibo não coincide com o passe!” retorquiu ele. Pois, no meio da minha corrente de estupidez imparável, não reparei que o número que constava no dito recibo referia-se à vinheta, que por acaso, era a que eu tinha perdido.
Fiquei assim numa das situações mais constrangedoras dos últimos tempos. Toda a gente a olhar-me com desdém e eu que até vinha do trabalho de fato e gravata, todo aperaltado.
Comecei a soar em pipa e disse “parece-me que perdi a vinheta do passe. Posso sair aqui para pelo menos comprar o bilhete até ao meu destino?”. Ele deitou-me aquele olhar fulminante e exclamou “o senhor sabe que isto dá uma multa pesada!”. Então, agarrou-me no passe, fez-me uma cruz em cima da senha de Maio e disse, “Agora compre é outra senha.”. O comboio parou e eu sai de fininho.
Agora, ando clandestino no comboio, sempre a olhar em busca do “pica”, pois não me apetece nada voltar a gastar TRINTA EUROS! È que eu já comprei o passe deste mês. Portanto, se algum fiscal da CP estiver a ler este Post, eu não estou ilegal, sou é mesmo muito parvo!E este mês que nunca mais acaba...

2 comentários:

Rita Maria disse...

O que vai ser o Cone em Festa? É caso para a malta fazer um pouco de publicidade?

Trepas disse...

Olá Rta!
Os membros do cone, suas respectivas e mais um ou dois amigos, vão passar um belissimo fim de semana em Vila Nova de Mil Fontes.
Portanto, vai ser sempre em festa!!