sexta-feira, 8 de junho de 2007

Jantar em Berlim vs Jantar em Portugal



Hoje, e aproveitando este magnifico espaço que é o Cone, vou finalmente aplicar os meus conhecimentos de sociologia (é verdade, aqui o Trepas andou 5 anos a estudar sociologia para trabalhar num banco!). Então lá vai.
Uma viagem por outros países, por outras culturas, faz-nos pensar no que significa realmente ser português. Neste caso em concreto tirei mais uma grande conclusão, ser português é ser complicado!

O local ideal para conhecermos um povo é à mesa. Um jantar ou almoço é suficiente para fazer uma radiografia dos hábitos quotidianos. Passo então a exemplificar-vos com Jantar em Berlim vs Jantar em Portugal:
Jantar em Berlim: (mas típico da Baviera – Obrigado Rita e seu respectivo, pelos magníficos momentos que nos proporcionaram nessa linda cidade! E já agora agradeço tambem à Rita a correcção do Post, o que experienciei foi um pequeno-almoço bávaro à hora de jantar... mas não deixou de ser muito bom!)
- Pão, salsichas, molhos, pickles e cerveja! Esta foi a base do jantar. Sempre descontraído e animado, mas, essencialmente, simples. Também não vejo o porquê de complicar a coisa.
Jantar em Portugal:
- Pão, azeitonas, manteigas, queijos e patês. Vinho branco, tinto e cerveja, prato principal (normalmente a necessitar de 4 horas para a sua confecção), sobremesa, fruta, café e cheirinho. A avó a dizer-nos que estamos magros e que temos de comer mais! Nós em negação porque ainda temos um monte de comida no prato que mais parece a Serra da Estrela, mas mesmo assim continuam a colocar-nos comida. Alguém que fala das doenças que teve, tem e vai ter. O sogro e o genro a discutirem qual o melhor clube português, se é o Benfica ou o Sporting, quando o Porto é que voltou a ganhar o campeonato (para grande tristeza minha). Os irmãos a discutirem porque um acha que a comida está insossa e o outro acha que está salgada... o caos!
Entretanto começa o telejornal. O caos continua até que uma das notícias, normalmente trágica, consegue acalmar as hostes à mesa. Mal finda a reportagem continuam as discussões, agravadas agora com o tema do noticiário. Ouve-se então a exclamação de alguém “Era apanha-los todos!”. Entretanto, ouve-se que as taxas de juro voltaram a subir e o pai diz "A culpa é do governo! Assim que estão no puleiro não fazem nada, esses chulos!". No telejornal, começam as notícias sobre o desporto. O sogro e o genro mandam todos os outros calarem-se, pois vão falar da vitória do Sporting. “Somos os maiores!” diz o sogro. “Foi um roubo!” responde o genro, “ pelo menos nós temos a Vanessa Fernandes!” continua o genro...
O certo é que, tal como uma bola de neve, os acontecimentos vão-se desencadeando à volta da mesa, aumentando de intensidade à medida que o vinho vai desaparecendo.
Finda a hora do repasto, chega também hora das tréguas e da calma, é a hora da telenovela.
Agora pergunto-me, como é que seria se alguém chupasse numa salsicha branca, como é tradição na Baviera?

2 comentários:

Rita Maria disse...

És sempre muito bem vindo de volta...mas aquilo era um pequeno almoço bávaro...
Típico almoço em família alemao:
- Entrada: provavelmente uma sopa. Como sopa só conta uma coisa que leve natas
-Prato principal: um assado com molho de legumes que nao sei traduzir, acompanhado, se em casa da avó do daniel, por dumplings de batata E dumplings dos outros (dos que sao bons)
- Sobremesa

Duraçao: 2 horas
Depois: toda a família vai passear.

às 4: Kaffee und Kuchen, uma grande tradiçao alema. Cada um trouxe um bolo de elaborada confeçao, nunca sao menos de 4. Com cremes e camadas. Bebe-se café.

às 6 da tarde: já estao com fome?

Nesta altura serve-se realmente Abendbrot: pao, enchiodos, queijos...

RESULTADO: é quase tao mau como em Portugal, parece a Páscoa o ano todo.

Trepas disse...

Obrigado Rita pelo esclarecimento. Também acredito que Pascoa todo o ano não seja o mais positivo :), mas contudo, parece-me a mim que há paz nesses encontros.
E tu sabes como são os jantares de familia portuguesa... é como que uma III Grande Guerra, mas com maiores indíces de violência :)