domingo, 17 de junho de 2007

Santos Impopulares


Estamos na altura dos santos. Eu, como qualquer bom lisboeta, no passado dia 12 à noite, fui até Lisboa para festejar o Santo António. Deixo agora aqui algumas questões que me assolaram o espirito.
A primeira, prende-se com a capacidade de persistência que os seres humanos têm para ficar tanto tempo no mesmo sitio a ver sempre a mesma coisa.. Um desfile das marchas populares dura no mínimo 365 anos e 3 dias, mas mesmo assim as pessoas não arredam pé. Ficam ali, em plena avenida da Liberdade, horas a fio, a levar com as vozes esganiçadas das mulheres e com os refrões enrolados dos homens bêbados. Aplaudem enquanto gritam “És linda Madragoa!” ou “Ye! Ye! Ye! Alfama é que é!”. De qualquer forma, toda a gente vibra, mas ninguém reclama a demora da coisa. Noutras circunstâncias lá estariam as mesmas pessoas a dizer: “Isto realmente, de ir para as filas das finanças... é que não se vê em lado nenhum. È por isso que não vamos para a frente. Para mim a culpa é do governo...”
Passadas estas horas, vai tudo em cortejo para as ruas da Lisboa antiga. Aqui o pesadelo continua. Apertados por todos os .lados, os lisboetas e não só, perdem vontade própria, passeiam-se pelas ruas ao sabor da corrente. “Ai! Quem me dera que este senhor me tirasse o cotovelo do olho para poder ver qualquer coisa!”
A ultima questão prende-se com os manjericos. È impressão minha ou eles, mal saem das bancas, começam logo a morrer? É do caraças, o raio da planta já está a dar as últimas.
Para mim, quando todos os santos se juntam... só fazem porcaria.Peço desculpa pela má disposição, mas levei o carro à inspecção e chumbou. Lá tive de gastar 90€ em pneus. È que não se faz!

1 comentário:

O Ogre disse...

Ao menos (ainda) não pagaste multa (injusta, dirão alguns) por andares ilegal no comboio. Vê as coisas pelo lado positivo...