segunda-feira, 9 de julho de 2007

Fumar aqui Nim



Quando pensamos que o nosso país está a dar um passo em frente, pimba, lá aparece mais uma bosta de cão debaixo do sapatinho do nosso Portugal. Cada passo que damos, cada bosta que pisamos!
Fiquei contente, enquanto não fumador, com a possibilidade da lei tabagista vir a mudar. Não tenho nada contra fumadores, tenho apenas contra o facto deles fumarem.
O certo é que foi colocada em discussão uma lei que impedia que se fumasse em espaços fechados que não tivessem capacidade para que delimitar áreas reservadas a fumadores.
A nova lei foi aprovada com pompa e circunstância. Estudos foram feitos, milhares de euros foram gastos, a tv acompanhou a par e passo os seus desenvolvimentos, uma mega comissão, composta por médicos, engenheiros, ministros, defensores dos fumadores e dos não fumadores e uma porteira, apresentaram os seus pareceres. Enfim, tudo estava a correr na perfeição à excepção de um pequeno pormenor, nada mudou!
Os espaços comerciais é que decidem se querem ou não ser para fumadores. Neste momento, não gostava de ser dono de um café ou pastelaria e ter que decidir se deixava ou não fumar no meu recanto. Acreditem meus amigos, não é uma decisão fácil. É mesmo coisa para tirar umas boas horas de sono ao Sr. Manel da tasca no final da rua.
O que estes senhores fizeram foi pura e simplesmente “tirar água do capote”. Estou a ver a decisão final:
Médico : “Então meus senhores em que ficamos?”
Defensor dos fumadores: “Por mim pode-se fumar.”
Defensor dos não fumadores: “Isso é que era bom! È que nem pensar!”
Engenheiro: “Tecnicamente não é uma decisão fácil.”
Porteira: “A filha do Sr. do 3º A chegou lá para as 4 da manhã com um rapaz que nunca tinha visto. Ele fumava que nem uma chaminé! Entretanto apareceu o vizinho do 6º C que tresandava a álcool, ele deve andar metido com alguma galdéria e a mulher não diz nada. É que é uma pouca vergonha! Ainda na semana passada...”
Ministro: “Epá! Não estou para isto! Eles que se decidam!”
E pronto, lá fica tudo na mesma. Quando estiver a comer um pão de leite misto e a beber um galão, se não tiver cuidado, arrisco-me a vazar uma vista num SG Ventil.
Eu não sou fundamentalista, nem uma vitima indefesa na mão de quem fuma. Acho apenas que quando se gastam tantas folhas de papel, tempo de antena e dinheiro com este tipo de assuntos, é sempre a mesma coisa, muito fumo e pouco fogo.

2 comentários:

Anónimo disse...

já agora, e aqui?? pode-se fumar??

apleman disse...

Pah concordo plenamente com o que escreveste...

Estes gajos andam a gozar ca malta...