terça-feira, 24 de abril de 2007

Deixem-se de rodeios!

Desde que os senhores da TV Cabo tiraram do Funtastic Life Experience o Fox e o substituiram pelo Nickelodeon, dou por mim a deambular por canais que raramente eram contemplados no chamado zapping.

Certa quinta feira ao início da noite chego até à Eurosport e, vá-se lá saber porquê, fico a ver um combate de boxe que, pela entrada apoteótica dos
boxeurs, prometia hematomas e/ou lanhos profundos num ou noutro sobrolho.

Entrei no espírito da coisa e fiquei atento à apresentação dos lutadores. Um deles era o Vladimir Lomanencko e o seu oponente o Emmanuel M'Tsumba.
Assim que começa o primeiro assalto, assiste-se a uma luta, como que pela sobrevivência, do comentador para nos fazer perceber quem é quem:

- "Do lado esquerdo do ecrã temos Vladimir Lomanencko, pugilista de calção branco com uma espécie de chamas vermelhas na parte de baixo do calção, o ucraniano está com a mão esquerda à frente o que indica claramente que é dextro, enquanto que à direita e de calção azul com uma risca vertical vermelha de lado e com uns debruados em tons dourados no cós do calção o pugilista da Guiné-Conacri, Emmanuel M'Tsumba, que calça botas pretas, enquanto que Lomanencko tem umas botas brancas."

Quando a pormenorizada descrição acabou já íamos a meio do segundo assalto e o M'Tsumba já tinha a cara feita num bolo.

Olhando para esta foto ilustrativa do (hipotético) combate em questão, acham mesmo que era preciso perder tanto tempo a tentar distinguir os dois atletas?
E a desculpa do "ah, ele tem de fazer render o peixe porque senão fica sem nada para dizer" aqui não pega. Todas as semana há gajos que fazem comentários dos jogos de futebol que não têm nada para dizer e não é por isso que andam ali a engonhar, a engonhar.

Por isso é que Mestres Comentadores Desportivos como o Toni trazem para o mundo do comentário desportivo expressões como: "Nélson fez um compasso de espera a ver se Simão fazia o overlapping" e "Na questão do esquema táctico das duas equipas, eu não quero aqui entrar em mind games, mas parece-me que coiso". Há que inovar! Fazer cenas diferentes!

Sem comentários: