domingo, 15 de abril de 2007

O soldado da paz!


É verdade, sou uma espécie de soldado da paz!
No último dia útil desta semana que passou, fui fazer uma visita a um quartel de bombeiros, é verdade sim senhor, aqui o PiPes foi tirar um pequeno curso de combate a incêndios. Não fiquem desde já assustados, eu não vou andar por aí em Agosto a combater incêndios, era gajo para queimar um ou dois países igual a este.

Acabou por ser um dia muito engraçado e onde aprendi coisas muito úteis, desde já mando um sincero abraço a todos os bombeiros deste país, pois merecem o nosso tirar de chapéu, é uma profissão delicada e que alguém tem que a fazer e pelo que consegui notar, quem a faz, fá-la de alma e coração.

Como devem calcular, não é só isto que me traz aqui, aqui o PiPes, andou a apagar fogo com extintor, andou por dentro dos carros de combate a incêndio, passou pelas camaratas dos bombeiros e até andou...espantem-se...pelas casas de banho do quartel!!
É claro, aqui o vosso teve que passar por um sitio pelo qual já devem ter reparado tenho alguma fixação.

Então quando faço uma das minhas incursões pela casa de banho dos rapazes do fogo, deparo-me com algo que me deixou uma chamada pulga atrás da chamada orelha, então não é que naquela casa de banho os urinóis e os lavatórios estavam colocados a uma distância mínima do chão, as sanitas estavam ok, tinham o tamanho correcto, formato correcto e estavam cimentadas como mandam as regras, mas os lavatórios, bem os lavatórios, estavam tipo a roçar o chão, quase que tive de lavar as mãos de joelhos. Com os urinóis a mesma coisa, estavam lá bem em baixo, que mais parecia que estava a urinar para o chão. Não consegui perceber, nem arranjei tempo para questionar o formador do curso, pois poderia pensar que eu sou uma espécie de demente dos lavábos, mas será que é assim em todos os quarteis? Será que tem a ver com aquela infinita panóplia de piadas sobre as mangueiras e bombeiros?

Bem, não sei, mas gostava de perceber o porquê destas loiças estarem tão baixinhas, mas segundo aquilo que aprendi no curso, em situação de incêndio o ideal será andar o mais rente ao chão possível, pois o fumo acomula junto ao tecto, sendo mais prudente andar junto ao chão, tipo de joelhos, para conseguir respirar melhor, assim, é um facto que os bombeiros em caso de fogo no quartel, se estiveram à rasquinha podem sempre aliviar-se...e até mesmo lavar as manitas não vão elas sujar-se com o fumo e tal!!!