quarta-feira, 6 de dezembro de 2006

Big Al's Society

Parodiantes de Lisboa
Lisboa 1947

Ogre trabalhava como locutor na rádio Peninsular, apresentava o programa “ Vira o Disco”, corria a época do pós guerra. Ogre tinha servido na frente de batalha, sandes e refrescos: Após perder 1/2% da visão da vista esquerda, enfrentava agora um novo desafio na sua vida, entregue a uma realidade bem mais calma, tinha no seu programa de discos pedidos o seu escape para esquecer os traumas de guerra. Mas Ogre não se sentia realizado, queria mais, depois de uma parceria falhada com Luís Vaz de Camões, que acabou com uma facada na vista de um deles. Ogre sonhava agora com um estilo de comédia que só viria a ter o seu bum 58 anos depois, o “stand up comedy”. A caminho de sua casa no Cacém, Ogre tinha muito tempo para pensar no novo programa que idealizava, o trânsito para aquelas zonas é algo que dura há séculos, como a velocidade era mais próxima do parado do que do rápido e o trânsito muitas das vezes é uma paródia, nasce o primeiro nome do projecto:

- Parada da Paródia


O programa foi aprovado e começou a ir para o ar todas as terças feiras pelas 20 horas, sendo Ogre do SCP isso não lhe criava problemas já que não corria o risco de perder os jogos da liga dos campeões, pois a sua equipa raramente era apurada para essa prova. Mas o nome ainda não era bem o que ele pretendia, lembrou-se então de pedir ajuda a um velho amigo, Francisco Ribeiro (Ribeirinho) que actuava no teatro da Trindade com a Companhia dos Comediantes de Lisboa, que lhe deu a ideia de chamar ao programa “Parodiantes de Lisboa”. O programa rapidamente adquiriu uma legião de fãs, inclusive várias personagens famosas assumiram publicamente serem fans da rubrica “Patilhas e Ventoinha”, inspirado no Pipes que tinha prendido as suas patilhas numa ventoinha que Ogre tinha no estúdio.


Ogre acabou por viajar para EUA, em 1960, onde realizou inúmeros filmes de Jerry Lewis, depois de ganhar um Óscar mudou-se para o Brasil depois de assinar um contrato milionário com a rede Globo.

OS PARODIANTES DE LISBOA, só gostava de deixar uma palavra de agradecimento a todos aqueles que deram voz aquele que foi e sempre será o melhor programa que a rádio alguma vez viu. by espiga

Sem comentários: