segunda-feira, 19 de fevereiro de 2007
O feiticeiro amolador
Desde pequenito que este fantasma que persegue. Desde tenra idade que oiço a minha mãe dizer "olha que vai chover", assim que ouve vindo da rua a melodia " tuuuuu rruuuuiiii ttttuuuuiiiiuuuuuu" do amolador que passava lá em baixo, hoje já crescido continuo a ouvir a mesma frase cada vez que o sacana do amolador resolve vir afiar facas para as minhas bandas, quer esteja eu em casa, ou noutro lugar qualquer, ouve-se a melodia sempre igual do amolador e pronto vira-se logo alguém "olha vai chover", mesmo que esteja um dia digno de verão.
Ponto número 1, será que na escola de amoladores só ensinam uma música?
Ponto número 2, para que raio serve um amolador nos tempos que correm? Será só para sabermos que vai chover e sairmos de casa com um chapéu de chuva e galochas?
Questiono-me se os amoladores serão uma espécie de feiticeiros ou bruxos, que apenas têm o dom de adivinhar se vai chover, se lhes perguntarmos quem vai ganhar a liga este ano, provavelmente eles não sabem, agora se perguntarmos se amanhã chove eles irão responder na hora, se eles são assim tão bons, porque é que continuam na rua a amolar e não trabalham no instituto português de meteorologia e geofísica, será que o Anthimio de Azevedo está a dormir e ainda não viu que se gastam milhares em tecnologias e o segredo está nos amoladores.
Não sei como fazem, o que é certo é que hoje estava um sol que até dava vontade de ir à praia, de súbito "tttuuuuuuu rrruuuuiii tttuuuuuurrriiiiuuu"... o que é que tive que ouvir a meio da tarde???
"olhó que chove!!!"
Raios mais ao amolador!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
Realmente, ora aqui está um tema que decerto já passou pela cabeça de muita gente e, finalmente, alguém tem a coragem de abordar com frontalidade. Não faria muito sentido que a presença de um senhor que afia facas e toca uma mecanicamente uma melodia numa espécie de coiso anunciasse a chegada da chuva. Ao que consta os dignos amoladores também arranjam chapéus de chuva. Daí o declínio em que tão nobre ocupação caiu. Nos dias que correm, é mais prático comprar um chapéu de chuva ou um conjunto de facas "Guinzu" que esperar que o Sr. Amolador passe pela nossa rua... Um grande bem haja para a comunidade amoladora de Portugal.
Uma última questão: Será que há amoladores noutros países?
Amigos congoleses, toca a comentar este post!!!
Enviar um comentário