quinta-feira, 4 de janeiro de 2007

Etiqueta nas filas do supermercado

Como frequentador assíduo se mini, super e hipermercados, há coisas que me fazem espécie. Uma é o facto de acontecer sempre alguma coisa com o último artigo que a pessoa que está à minha frente pretende adquirir. Ou o código de barras não passa, ou o preço está errado ou então é o cartão multibanco que não passa. Isto é sempre!

Mas hoje vou lançar aqui uma interessante teoria comportamental do ser humano e dissertar sobre a barra do "Cliente Seguinte/Caixa Fechada". Para quem não sabe o que é (ou porque virou eremita, ou porque compra tudo online), são uns objectos plásticos, em forma de barra "Toblerone" com as inscrições "Cliente Seguinte" numa face e "Caixa Fechada" noutra.

Eu compreendo a necessidade de usar a barra quando são as chamadas compras do mês, agora quando podíamos estar na "caixa até 10 unidades"... É assim tão difícil controlar 10 unidades? E porquê a urgência muitas vezes violenta?

Normalmente as velhotas são as piores. Há uma clara fobia em aproximar demasiado as compras alheias na passadeira rolante. Por breves instantes esquecem as artroses e os bicos de papagaio e lançam-se furiosamente para marcarem o território e porem a salvo os seus 4 artigos.
Será que se os meus papo-secos estiverem demasiado perto das "Tena Pants" dela podem danificar-lhes as fraldas?
Não bastava, talvez, olhar para as compras, à medida que vão passando e dizer (caso a senhora da caixa ignore os 50 cm's de vazio entre artigos) "isso já não é!"
Será que se a senhora que está na caixa passar um artigo meu enquanto regista as compras da pessoa que está à minha frente isso é irreversível? Ela tem de o pagar? Se sim, e sendo o artigo meu, tenho direito a levá-lo na mesma?
Tendo eu prateleiras e prateleiras com rabanetes e pêssegos em calda será que tenho necessidade de roubar os que estão na passadeira rolante à minha frente?
Não haverá aqui algum, digamos, excesso de zelo?

Mas tendo em conta que indepententemente da idade, sexo, extracto social ou zona geográfica a reacção obsessiva é sempre a mesma, será que sou eu que estou errado? Quanto espaço devo deixar entre compras? Devo esperar algum tempo antes de tomar a iniciativa de colocar a barra a separar as compras?

Espero que a Paula Bobone dos hipermercados leia este post e me aulixie a resolver esta dúvida existencial.

1 comentário:

Ultra Beirões disse...

Ora ai está um problema, com o qual não nos iremos preocupar tão brevemente. Pelos facto de só termos um "super-mercado". Filas, só ás segundas feiras, quando há o mercado de 15!
Viva ADFA!