segunda-feira, 22 de janeiro de 2007

Ginásios - Uma nova religião



Com a falta de tempo e espaço para nos mantermos em a forma, é necessário recorrer a ginásios. Porém, tudo o que é demais enjoa e eu já estou completamente agoniado. A malta dos ginásios faz-me lembrar os fanáticos religiosos. Cegos, lançam-se no abismo dos body-pumps, body fights, body jumps. Seguem os seus personal trainers como se de gurus se tratassem, tudo em prol do bem-estar físico e mental.

Não é estranho assistir a cerimónias colectivas de entrega total que levam os indivíduos a esquecerem-se por completo que são seres racionais.
Bem, mas para que me compreendam, deixo-vos aqui um exemplo crasso do que vos falo – o RPM.

Para quem não sabe, RPM é uma modalidade praticada em muitos dos ginásios por esse mundo fora, em que várias pessoas em bicicletas de ginásio, seguem as indicações de um instrutor. Ora sentam-se, ora levantam-se, ora pedalam com mais força ou reduzem a velocidade.

Pedalam como se não houvesse amanhã, ao som do mais puro tecno electrizante, muitas vezes acompanhado por luzes psicadélicas que acabam por hipnotizar até os mais resistentes. Sucede-se então o maior exemplo de altruísmo alguma vez visto. Entregues a este ambiente e às instruções enérgicas dos instrutores, as pessoas entram num estado de completa rendição. Pedalam como se as suas vidas dependessem disso e nunca desistem. Entra-se numa atmosfera de histeria, loucura, gritos, suor e dor.

Não, não estou a falar de tortura, mas de uma aula de ginásio. A entrega é tal, que o único motivo que poderá levar à desistência é a morte, e mesmo assim tem que ser bem justificada. Não é raro ver, nestas aulas, os defuntos a justificarem-se perante os demais:“Olhe, mas eu já morri! Padeci de um ataque cardíaco. Não está a ver que não respiro e que estou mais branco que a cal?”, que é de imediato interrompido com um forte “CALE-SE E PEDALE! HAAAAAAAAAAAAAA!”

2 comentários:

Al Cardoso disse...

Provavelmente muita gente nem sabe que pode ter os mesmos resultados se fizer essas corridas ou caminhadas ao ar livre e mais barato e muitissimo mais saudavel.
Sao gostos e como tal nem se discutem!

Um abraco fornense.

"Olha o Queijo da Serra" domingo 28!

Bruno e Inês disse...

podes crer. faz-me uma confusao pessoas que correm metros, kilometros parados no msm sitio a olhar para o mesmo da parede que se encontra a sua frente... quando podem estar num jardim a respirar o ar puro, a ver a natureza, a ver criancas a brincarem/divertirem-se enfim a ver as belas raparigas a passearem :p